segunda-feira, 25 de abril de 2011

UM SONHO REALIZADO

Museu do Vaqueiro
 
Um sonho realizado do agrônomo Marcos Lopes é o Museu do Vaqueiro, projeto idealizado por ele que conta com benefícios da Lei Estadual Câmara Cascudo. Localizado também na Fazenda Bonfim, onde ocorre o Forró da Lua, o Museu do Vaqueiro é uma espaço integrado ao Forró, onde estão expostos vestimentas e objetos do personagem mais conhecido da cultura sertaneja.

O museu enfoca o vaqueiro como figura central, em torno da qual se desenrolam as atividades do cotidiano. Estão retratadas as atividades geradoras das riquezas econômicas e culturais que caracterizaram o período do Ciclo do Couro no Rio Grande do Norte. ”A criação e instalação de um museu do Vaqueiro se destina a demonstrar e reproduzir a vida das comunidades ligadas ao Ciclo do Couro, que começou no final do século XVI e se estendeu até o XVII”, disse Marcos Lopes.


Em meio a trajes típicos e objetos de uso do povo da caatinga, há em destaque a jaqueta, as perneiras e a sela que o ator Marcos Palmeira usou nas filmagens de “O homem que desafiou o Diabo – As Pelejas de Ojuara”, filme dirigido por Moacyr Góes, inspirado na obra do escritor potiguar Ney Leandro de Castro.  
O projeto do Museu do Vaqueiro teve a assessoria do museólogo Hélio de Oliveira e o do engenheiro Civil Clóvis Bezerra.
Anexo ao museu, existe ainda o Parque de Apartação de Gado, que segundo ele, é uma atividade tradicional da pecuária nordestina, onde são demonstradas a destreza e a valentia do vaqueiro.

O local proporciona a realização de torneios e campeonatos, envolvendo participantes do Estado e das comunidades vizinhas nas artes das Carreiras de Mato, Pegas de Boi, Vaquejadas, Corridas de Jegue e Cavalhadas, dentre outras atividades de turismo cultural.

Apaixonado pelas suas raízes, narradas por seus pais, avós e tios, o agrônomo, filho do médico Severino Lopes, diz que seu maior objetivo é preservar e difundir a história e a cultura dessa gente que ajudou a fazer a riqueza do Nordeste.

O Museu do Vaqueiro foi projetado para ocupar uma área de 510 metros quadrados da fazenda, que tem área total de 6 hectares, incluindo uma reserva de Mata Atlântica preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário