quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MINHAS VERDADES


Por Pedro Monteiro*
   
Estes meus singelos versos
Têm a função de dizer
Desaforo de protesto
Mas sem nada a temer
É certo que a verdade
Sempre vai prevalecer.

Se eu calar minha voz
Quando é preciso gritar
De ver tanta injustiça
Neste mundo triunfar;
Fico qual um passarinho
Que não consegue voar.

Ah! Se eu pudesse valer
O pensamento fecundo
Usaria dessa astúcia
E sem perder um segundo
Dava um fim à ganância
Semeando paz no mundo.

De tanto ver prosperar
A má e horrenda guerra,
Gente ganhando dinheiro
Na destruição da terra
É nessa lei do mais forte
Que o mais fraco se ferra

O pobre caminha a pé
Em busca d’uma porção
No entanto o rico vai
De Ferrari ou de Avião
E sua riqueza cresce
Como fermento no pão.

Por uma justa equação
Vou lutar sem desistir
Quero refazer a conta
Nesta forma de agir:
Rico tem belo futuro
O pobre um mau porvir.

E para não explodir
É preciso me conter
Para não extrapolar
Os limites do meu ser
Confesso! É doloroso
Mas não vou desvanecer.

Vou terminar estes versos
Depois deste parecer:
Quem fizer a coisa certa
Não vai se arrepender
A bondade e a verdade
Sempre vão prevalecer.

*Piauiense e escrivinhador de poesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário