terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Pedra Casamenteira


Durante todo o ano, um grande número de devotos, curiosos e principalmente solteiros, vão até a Serra do Bodopitá, no município de Fagundes (100km de João Pessoa). Lá se encontra a Pedra de Santo Antônio, uma relíquia natural que segundo as tradições, quem passar por debaixo dela, irá conseguir se casar ou no mínimo, arranjar uma união estável.

O ritual é um pouco complicado. Você tem que passar por debaixo do lajedo através de uma estreita fenda, arrastando o corpo no granito áspero. Quem já fez o sacrifício garante que vale a pena. O local ganhou fama de milagroso há mais de cem anos. Tudo começou após escravos encontrarem a estátua de Santo Antônio (santo casamenteiro) no alto da rocha e ao levarem para a igreja, a imagem teria sumido e reaparecido misteriosamente no alto da rocha. Isso aconteceu 3 vezes seguidas e logo foi construída uma capela nas proximidades da pedra. Dai, para começarem as romarias não demorou muito.

Se você não pretende deixar de ser solteiro, pode aproveitar para fazer aventuras, pois, o cenário serrano é repleto de trilhas ecológicas, com matas preservadas e fontes de água doce. A pedra de Santo Antônio tem 900 metros de altura e de lá, se tem uma excelente vista panorâmica. Solteiro ou casado vale a pena ir conhecer o lugar.

Fonte: Cultura Nordestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário