segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O bioma Caatinga


Introdução
A vegetação do bioma é extremamente diversificada. São reconhecidos 12 tipos diferentes de Caatingas, que chamam atenção especial pelos exemplos fascinantes de adaptações aos habitats semi-áridos. Tal situação pode explicar, parcialmente, a grande diversidade de espécies vegetais, muitas das quais endêmicas ao bioma.

Tipos de espécies que habitam o bioma

Estima-se que pelo menos 932 espécies já foram registradas para a região, sendo 380 endêmicas. Além de cactáceas, como Cereus (mandacaru e facheiro) e Pilocereu (xique-xique), a caatinga também apresenta muitas leguminosas (mimosa, acácia, emburana). Algumas das espécies mais comuns da região são a emburana, a aroeira, o umbu, a baraúna, a maniçoba, a macambira, o mandacaru (foto abaixo) e o juazeiro. No meio de tanta aridez, a caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas, é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos.



As espécies vegetais que habitam esta área são em geral dotadas de folhas pequenas, uma adaptação para reduzir a transpiração. Gêneros de plantas da família das leguminosas, como Acacia e Mimosa, são bastante comuns. A presença de cactáceas, notavelmente o cacto mandacaru (Cereus jamacaru), caracterizam a vegetação de caatinga. Outra característica importante é a forma dos troncos das árvores que dominam o bioma, dentre eles, podemos ver na foto abaixo.

Um comentário: