quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PEGA DE BOI NO MATO NO RN

Prática quase extinta no sertão, alguns fazendeiros do Seridó, apaixonados pelas tradições, levantaram a poeira e passaram a valorizar o "Pega de Boi", em forma de competição.
Nas fazendas de antigamente, o gado era criado solto na caatinga. A cada temporada ou fim de estação, os fazendeiros organizavam o que eles chamavam de “pega de boi”. Uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado e conduzido para áreas onde os pastos existissem em maior abundância. Essa tarefa era difícil. Os animais viviam em áreas de mato fechado, cheias de espinhos e galhos secos.
O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro extrema perícia e coragem. Depois acabou criando heróis e muitas lendas entre os homens rudes do campo. Os melhores e mais corajosos eram reverenciados como ícones. O “pega de boi” começou a ganhar nova roupagem e sair do meio do mato para chegar às cidades onde ganhou platéia e seguidores com a vaquejada. Vejam o documentário fotográfico do pega, ocorrido dia 05 de nov. de 2006 na fazenda Pitombeira, em Acari/RN.
















Vaqueiros pedem proteção

















Vaqueiro chega para o Pega

















 Alinham-se para a foto

















É dada a largada...

















Boi e Vaqueiros no mato...














  

Abaixa e se livra dos espinhos...

















Tem boi na linha...
 
















   Pega no rabo do animal. Pura adrenalina...

















Sai do cavalo e derruba o boi pelos chifres...













 



A volta triunfante... 

















E o resultado da bravura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário