domingo, 1 de janeiro de 2012

Agricultores familiares vão plantar mamona para produção de biodiesel

 

Extensionistas rurais da Emater-RN, na Região Oeste do estado, foram capacitados para orientar agricultores familiares a desenvolver o cultivo da mamona. O treinamento aconteceu de (19),  até o dia 23 de dezembro no Centro de Treinamento da instituição (Centern), no município de São José de Mipibu.

O curso é a fase inicial do projeto que prevê o cultivo da oleaginosa a ser utilizada na produção de biodiesel. A compra da produção será garantida pela Petrobras, mediante convênio assinado com a  Emater-RN, vinculada à Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).
 
O treinamento foi destinado a 20 extensionistas rurais da Emater-RN. Eles atuarão em 13 municípios das áreas de abrangência dos escritórios regionais de Pau dos Ferros e Umarizal. Cerca de 300 agricultores daquelas localidades serão mobilizados, com a meta de plantarem no mínimo dois hectares em suas propriedades e áreas já zoneadas, como preveem o projeto e o convênio mantido entre as partes.

Nessa parceria com a Petrobras, a participação da Emater-RN está voltada para a assistência técnica e extensão rural. Para isso, os extensionista rurais da instituição, responsáveis por esse trabalho, vão acompanhar e orientar os agricultores em todos os momentos da cadeia produtiva da mamona, desde a preparação do solo, o plantio, até a colheita e a comercialização.


Foi fechado ainda uma parceria com a Prefeitura Municipal de Umarizal, que garantiu 100 horas de trator para os agricultores de nossa região que quiserem plantar a mamona.
Com informações da Emater-RN
Informações da: Sec. de Agricultura de Umarizal

Nenhum comentário:

Postar um comentário