quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

VOCÊ CONHECE A CARNE DE CAJU?


Rica em sabores e aromas, e conhecida por ser uma comida para “cabras machos”, por levar pimenta em algumas preparações, a cozinha nordestina foi influenciada pela gastronomia europeia, por causa dos portugueses, pela africana e ainda pela indígena. No Nordeste, a mandioca é macaxeira, a abóbora é jerimum, a garrafa é de manteiga, e o feijão, de corda.

Nas regiões litorâneas, os peixes e frutos do mar são mais abundantes nos pratos, conforme explica o cearense Everaldo Cavalcante, proprietário do restaurante Luar do Sertão, em São Paulo. “Já a alimentação do sertanejo é baseada em pitus e caranguejos, por causa dos mangues”, explica. No interior da região, predominam as carnes de boi, bode e carneiro.


Um jeito típico de preparar a carne de boi é com o processo de secagem, que dá origem à carne de sol e o charque, também conhecido por jabá ou carne-seca. “Essa é uma maneira ancestral de conservar o alimento, já que antes não existia geladeira”, explica Cavalcante.


O cozinheiro diz que cada região do nordeste tem a sua especialidade, mas no Ceará, a Terra do Caju,
tanto pratos doces quanto salgados levam a fruta. “Tem caju cristalizado, cuscuz, bolo de milho, mousse de caju, pão de caju, galinha de cabidela, paçoca e até carne de caju”. Cavalcante aproveita para dar a receita de carne de caju, um prato feito com as fibras da fruta, rico em vitamina C, ferro, fósforo, vitaminas A e B, e potássio. “Além de nutritiva, seu sabor é parecido com o frango”.

Receita de Carne de Caju


Ingredientes

10 cajus inteiros
150g de queijo parmesão ralado
2 cebolas médias picadas
1 pimentão, sem pele e sem sementes, picado
5 dentes de alho amassados
2 tomates sem peles e sem sementes, picados
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de vinagre
Cheiro verde, sal, coloral e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de óleo

Modo de fazer

Elimine as extremidades dos cajus e corte-os em fatias. Coloque no liquidificador, peneire, e esprema bem para obter uma fibra enxuta (aproveite o suco para outras receitas). Leve ao fogo uma frigideira com óleo e frite a fibra de caju por mais ou menos cinco minutos. Acrescente os outros ingredientes e continue refogando até que todos os temperos estejam bem unificados. Deixe esfriar e pode servir.


Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário