domingo, 11 de março de 2012

Centrais pretendem ampliar vendas de castanha no RN

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma das principais metas do Sebrae e parceiros no segmento da cajucultura potiguar em 2012 será a formação de duas centrais de comercialização de castanha de caju no Rio Grande do Norte. As estruturas servirão para canalizar a produção obtida nas nove unidades de beneficiamento existentes no Estado, contemplando os pequenos produtores envolvidos na cadeia produtiva.

A iniciativa de se investir nas centrais está na agenda de ações do setor, que foi discutida e pautada durante o encontro do comitê gestor da cajucultura do estado, realizado em Mossoró, na semana passada. O encontro serviu para traçar as estratégias com foco na safra deste ano. Participaram do evento representantes das instituições representativas do setor, como Sebrae, Universidade Estadual do RN (Uern), Fundação Banco do Brasil e produtores.

As centrais serão instaladas nos municípios de Apodi e Macaíba e fazem parte da parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Fundação Banco do Brasil, que dá suporte ao projeto de unidades de beneficiamento de castanha no Estado. A ideia é canalizar o volume das unidades produtoras para dois polos, ampliando o poder de venda da castanha de caju potiguar e o número de pedidos. "O poder de negociação dos pequenos cajucultores unidos é maior do que se estiverem fracionados. Com as centrais, é possível atender a grandes pedidos e assim ampliar as vendas, dando o ritmo mais contínuo a produção de castanhas no Rio Grande do Norte", explica o gestor do Projeto de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.
Fonte: Tribuna do Norte
Via: gardeniaoliveira.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário