terça-feira, 5 de junho de 2012

Convite Jubileu Sacerdotal do Padre João Batista

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Umarizal – Diocese de Santa Luzia de Mossoró, celebram os 25 anos de Ordenação Sacerdotal do seu Administrador Paroquial Pe. João Batista S. de Mendonça. Convidamos os amigos para juntos darmos Graças a Deus pelo seu Ministério Sacerdotal, reunindo-nos todos na Missa de Ação de Graças, dia 10 de Junho de 2012 (domingo), às 19:00hs (7 da noite) na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
Conselho Paroquial de Pastoral

Pe. João Batista Silva de Mendonça

Homem de grande caráter
Religioso por convicção
Respeitado na comunidade
Assim é Padre João
Um adepto da verdade
Dentro da sociedade
Do ninho do gavião
                 
                      Texto: Jatão vaqueiro 
ACOMPANHE SUA HISTÓRIA EM MAIS INFORMAÇÕES:
Fonte: muralderiachodacruz.blogspot.com.br
Nasceu na cidade de Carnaubais/RN. Mal aprendeu as primeiras letras na terra natal, acompanhou a família que resolvera morar em Assu, em 1966. Nessa cidade fez o Ensino Fundamental, em convivência diária com familiares. Diferente, porém, veio acontecer com o estudo do Ensino Médio. Já rapaz, tocado pela força sacerdotal, que lhe despertara a família de Seu Luiz Varela de Mendonça e a Paróquia de Assu de Pe. Francisco Canindé dos Santos, decidiu experimentar aquela vida comunitária nova que alguns jovens buscaram viver no Centro Vocacional, com o objetivo de serem padres.
João Batista, juntamente com mais nove companheiros seminaristas, era mais uma esperança para o Clero da Diocese de Mossoró. No Centro Vocacional, o jovem adquiriu o estudo e a formação necessária para continuar a caminhada rumo ao sacerdócio.
Assim é que, em 1980, foi cursar Filosofia e Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife – PE, concluindo os cursos em 1985. Preparado para o Ministério Sacerdotal, no estudo e na espiritualidade, retornou à Diocese de Mossoró, para o cumprimento do estágio. Estagiou na Paróquia de Portalegre – RN, em 1986.
Com a renúncia do Pe. José do Vale da reitoria do Seminário, 1986, e com a falta de um padre para assumir o cargo, o bispo convocou o estagiário João Batista para acompanhar os seminaristas na vida comunitária do Santa Terezinha. Respondia oficialmente pelo Seminário o próprio bispo. Mas foi de grande valia a contribuição do estagiário na formação dos seminaristas.
Aprovado nos estágios, João Batista é chamado à Ordenação Sacerdotal pelo bispo diocesano, Dom José Freire. Escolheu a terra natal para a cerimônia do ato sacramental, que se realizou no dia 07 de junho de 1987.
Não pôde ser profeta na sua terra. O Bispo o nomeou Vigário Paroquial da Paróquia de Marcelino Vieira, em março de 1988. O seu ministério sacerdotal se estendeu também pelas Paróquias de Alexandria e Luiz Gomes, as quais abrangem, respectivamente, os municípios de Tenente Ananias e José da Penha.
No dia 04 de fevereiro de 2007, tomou posse, como administrador da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Umarizal/RN, onde permanece pastoreando os fiéis das cidades de Umarizal e Olho D´água do Borges até os dias atuais.
Texto retirado do Livro: “Memorial do Seminário de Mossoró”
Autor: Josafá Inácio da Costa.
Adaptação: Glauber Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário