quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Açudes estão secando no RN


O Brasil detém 8% da água disponível no mundo. Só que 80% dela está na região amazônica, onde vivem apenas 5% da população brasileira. De toda água doce da América do Sul, 77% está em território nacional, no entanto, o nosso país é um dos que mais sofre com o desperdício, a poluição ambiental e a violação dos mananciais dos cursos de água. Infelizmente o brasileiro desperdiça muita água. Jogamos fora muita água potável. Um desperdício altíssimo calculado em 40%. Apenas 16% dos esgotos sanitários são tratados no Brasil, enquanto que o restante é jogado in natura nos rios. É inacreditável, mas no estado norte-americano do Arizona 80% da água reciclada volta às torneiras! Enquanto que dos 190 milhões de brasileiros, 45% ainda não têm acesso aos serviços de água tratada e 100 milhões vivem sem esgoto sanitário.
No Nordeste brasileiro, em torno de 15 milhões de pessoas são atingidas pela seca anualmente. Ao relacionarmos água e saúde, obtemos dados preocupantes: 356 mil crianças com menos de cinco anos morreram no Brasil nos últimos 30 anos, em consequência do consumo de água contaminada, sendo que 40% destas mortes ocorrem nos estados nordestinos. Além disso, ao menos 70% das internações hospitalares foram pacientes vítimas de doenças transmitidas pela má qualidade da água, como disenteria, hepatite, cólera e esquistossomose.
Esta é a real situação do fator água. É o desenho da irresponsabilidade de todos nós, cidadãos e autoridades. Somente nos libertaremos deste cenário desolador se mudarmos nossa mentalidade predadora para uma atitude de respeito e cuidado em relação à natureza.


Foto. COISAS DE FLORÂNIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário