segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Falta de mandioca causa redução de trabalho em casas de farinha do Nordeste

Redução é provocada pelo alto custo da produção e pela falta de mandioca.

A estiagem prolongada causa problemas na produção de mandioca do Nordeste. A falta da raiz tem provocado a redução do trabalho em casas de farinha de Sergipe.
O agricultor Carlos Santos irá produzir de 30 a 40 toneladas a menos de mandioca em relação ao conseguido no mesmo período do ano passado. Por causa da falta de chuva, as raízes não se desenvolveram de acordo com o desejado nos 3,5 hectares. “Aquela raiz que fica em cima do solo esquenta e ela vai se desmanchando por que vai perdendo a força”, diz o produtor.
O agricultor Paulo conceição, que planta mandioca e produz farinha para vender, colheu apenas seis toneladas em um dos hectares cultivados com a cultura. Foi a metade em relação ao produzido em 2011. Com a falta de raízes, o jeito foi recorrer a Pernambuco, Alagoas, Piauí e a estados do sudeste do Brasil.
A estiagem causa reflexo na casa de farinha. Algumas das 800 casas da cidade de Campo de Brito reduziram o ritmo das atividades por causa do elevado custo da produção e da falta de mandioca.
O agricultor José Martins, que trabalhava durante a semana inteira, produz farinha durante dois dias na semana. A produção, que era de 12 toneladas a cada sete dias, não passa de cinco toneladas.
A escassez de mandioca tem provocado aumento no preço da farinha em todo o Nordeste. A feirante Patrícia Rocha vende o produto há oito anos no Mercado Central de Aracaju, em Sergipe. 
Do Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário