terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Municípios do Alto Oeste terão racionamento de água

O baixo volume de águas nos reservatórios do estado fez com que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente Recursos Hídricos (Semarh) convocasse uma reunião com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e o Instituto de Gestão das Águas (Igarn) para discutir medidas de impacto que deverão ser adotadas nos próximos meses com o objetivo de minimizar os problemas causados pela falta d'água. Dentre as medidas está o racionamento do abastecimento de água em municípios do Alto Oeste e a instalação de poços que já estavam perfurados, mas ainda não estavam em funcionamento.

O secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, alertou para a importância do uso consciente da água por parte do consumidor para que o racionamento do fornecimento não tenha que ser estendido a outras regiões do RN. "Essa é a principal medida: o uso consciente, o combate ao desperdício", disse.

A região do Alto Oeste, de acordo com o secretário, é a que se encontra em situação mais crítica em relação ao volume dos reservatórios. Alguns deles estão com menos de 20% da capacidade. É o caso do reservatório Bonito II, no município de São Miguel, que em dezembro estava com apenas 14,82% da sua capacidade. Outros reservatórios estão em situação ainda pior, como o de Olho D'água dos Borges com 8,86% da capacidade, e Lucrécia com 11,29%. No Alto Oeste, o reservatório que está em melhor situação é o de Santa Cruz do Apodi, com 59,37% da capacidade.

PREVISÃO
O setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) divulgou que para os meses de janeiro a março as chuvas no semiárido da Região Nordeste do Brasil ficariam entre normais e abaixo do normal. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, a previsão não era conclusiva e o quadro vem se revelando mais favorável. A previsão para o inverno de 2013 será concluída em um workshop que será realizado no fim deste mês.


Fonte: Tribuna do Norte
Via: uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário