quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cura pela Natureza

Uma fruta ganhar potencial na prevenção da doença de Alzheimer   
Estudos recentes indicam que a romã pode ser um grande aliado na previsão da doença de Alzheimer. Inúmeros estudos indicam que, entre pessoas que consomem frutas e verduras regularmente,  é raro o diagnóstico de doenças degenerativas decorrentes da idade avançada.“Isso se deve ao fato de que a quantidade de antioxidante presente nesses alimentos é elevada”, comenta a autora do estudo.
Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) , a pesquisadora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), Maressa Caldeira Morzelle, com a orientação da Professora Jocelem Mastrodi Salgado,  realizou uma pesquisa com resíduos de romã e constatou sua potencialidade como aliado na prevenção da doença de Alzheimer.
De acordo com o estudo, em se tratando da romã, apenas na casca da fruta é possível encontrar mais antioxidante do que em seu suco e sua polpa, e os antioxidantes são essências para a prevenção contra os radicais livres que matam as células do nosso corpo, o que acarreta em doenças degenerativas em geral. Sabendo disso, Maressa buscou alternativas que pudessem concentrar todo o extrato da casca em pó, para ser diluído como suco, ou adicionado a sucos de outros sabores, levando em consideração os desafios do processamento e armazenagem, e o fato de que a adição do composto bioativo não poderia afetar as propriedades sensoriais do produto final.
A conclusão do trabalho foi bastante satisfatória em  relação ao desempenho do extrato de casca de romã elaborados com etanol e água, que não teve sua atividade anticolinesterásica e sua capacidade antioxidante afetada por esta forma de armazenamento. Observou-se também, resultados positivos em relação ao preparado em pó para refresco, que não teve suas características sensoriais alteradas.
O mau de Alzheimer, uma doença degenerativa e atualmente incurável, atinge  na maioria dos casos, idosos com idade entre 60 e 70 anos. Para tanto, compreendendo que em nosso país cerca de 900 mil pessoas já foram diagnosticadas com a doença, diversas pesquisas para os avanços nas formas de tratamento e amenização da doença são desenvolvidas. 
Nordeste Rural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário