terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Receitas do Campo

Pãezinhos de macaxeira
Os pãezinhos de macaxeira são populares na culinária nordestina e são excelentes para compor o café da manhã ou lanche da tard. Sendo ainda, uma boa opção para quem deseja ter uma renda extra, já que é uma receita prática e econômica.
A lavradora Joséfa Paula Santos Costa é quem ensina a fazer a receita e fornece dicas para deixar os pãezinhos no ponto.
 
Ingredientes
1Kg de macaxeira cozida
1 xícara com óleo
2 xícaras com açúcar
4 ovos
2 copos com leite
7 colheres de sopa com fermento biológico em pó
2 Kg de farinha de trigo sem fermento
1 gema

 
Modo de preparo
Em um liquidificador coloque primeiro a macaxeira, o óleo, o açúcar, os ovos e o leite. Bata tudo até que se tenha uma mistura homogênea. Na sequencia, acrescente o fermento e bata novamente durante cinco minutos. [Joséfa  reforça que quando coloca o fermento é melhor deixar cinco minutos, pois dessa forma na hora de colocar a farinha a massa absorve melhor].

Numa  vasilha funda despeje a massa, e aos poucos coloque a farinha de trigo, com as mãos misture até encontrar o ponto da massa. [Outra dica é enquanto for mexendo a massa ir molhando os dedos no óleo, para que dessa forma a massa não grude na mão].
A massa deve ficar em repouso durante 25 minutos. Logo depois, modele os pãezinhos. Eles devem ser colocados em uma forma untada com óleo e farinha de trigo.
Com a  mão molhada de óleo é só pegar uma pequena quantidade da massa, esticar para ficar ocada por dentro e deixar os pãezinhos com a forma oval. Depois é só pincelar com a gema de ovo.
Por ultimo, leve ao forno preaquecido a uma temperatura de 150 graus, durante 20 minutos. Esse tempo é o suficiente para que eles fiquem prontos e em seguida possam ser servidos.
A receita rende 100 unidades e o custo é em média de R$ 20.
Para ler mais notícias do G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário