segunda-feira, 4 de março de 2013

NOTÍCIAS

Os Estados Unidos reconhecem a Cachaça como produto genuinamente brasileiro
Essa era uma reivindicação antiga dos produtores brasileiros que só agora foi atendida pelos  Estados Unidos. A novidade entra em vigor a partir do dia 11 de abril. Com isso o Brasil poderá exportar a cachaça para aquele país, como produto de origem exclusiva. Esse reconhecimento abre o principal mercado do mundo para a cachaça brasileira.
O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célio Porto, diz que esse reconhecimento “É um passo importante para a exportação de produtos de valor agregado dessa cadeia produtiva. Abre para a cachaça o mercado americano, usando um nome típico conhecido em várias partes do mundo”, ressaltou.
Por determinação do país, o produto era vendido nos EUA como “Brazilian Rum”. Com a nova regulamentação, para ter o nome cachaça no rótulo, a bebida deve ser obrigatoriamente produzida no Brasil e estar de acordo com os padrões brasileiros de identidade e qualidade.
Segundo o secretário da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça do Ministério da Agricultura, Francisco Facundo, essa é uma grande conquista para os produtores da cachaça. “Grande parte do que é produzido no Brasil vai para o mercado doméstico. Com a regulamentação dos EUA, ampliamos as chances de comércio no país”, disse. Facundo informou ainda que agora os esforços serão voltados para o reconhecimento na Europa. “O Brasil tenta, há alguns anos, o reconhecimento na União Européia. Esse será o próximo passo”, finalizou.                
da redação do Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário