terça-feira, 23 de julho de 2013

Agricultura Agroecológica

Diaconia 46 anos: Conheça a história de Neto da Caiçara


A história de vida do agricultor Francisco Geraldo Neto, 47 anos, mais conhecido na comunidade como Neto da Caiçara, hoje é de sucesso e boas perspectivas. A família, formada pela esposa e também agricultora Rosineide Batista Ferreira (46) e os filhos Allan e Allysson (25 e 24 anos, respectivamente), se orgulha de ter sido uma das primeiras famílias apoiadas pela Diaconia no Oeste Potiguar. Mas nunca se esquecem de que o início de tudo foi com bastante sacrifício.

A comunidade situada no município de Umarizal é sua terra desde a infância, onde Neto conheceu o trabalho da instituição ainda aos doze anos. A vida não era fácil, e o agricultor enfrentava dificuldades até no sustento básico para sobrevivência, mas não perdia a esperança de tempos melhores: “Já fui até plantador de fumo, não tinha de que sobreviver, mas dizia que um dia iria mudar, e mudou: tenho experimentado a agricultura agroecológica, respeitando o meio ambiente, aproveitando e adaptando o meu conhecimento”, comemora.
LEIA TUDO EM MAIS INFORMAÇÕES:
A situação começou a mudar quando Neto conseguiu aliar experiências próprias a tecnologias produtivas, com orientação e apoio da Diaconia. Com pequenos sistemas de irrigação, recuperação do solo e busca de crédito oficial, a família não somente conseguiu atravessar bem o período de seca, como aumentou a renda mensal para cerca de R$ 1.200,00 mensais e obteve conquistas como a melhoria da casa e a aquisição de transporte: “Antes eu e Neide dependíamos de meu pai e minha mãe, e hoje a gente se mantém com o nosso trabalho. Já arrumei minha casa, consegui meu transporte e pretendo melhorar ainda mais minha vida.”

Uma mostra dos frutos do trabalho está na variedade de artigos produzidos: hortaliças, frutas e grãos, como milho e feijão, a criação animal que origina leite e carne e até o apiário com doze colmeias, com perspectiva de ampliação a partir da volta das chuvas. Com o apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, o agricultor também conquistou suporte forrageiro que fortaleceu o rebanho.

O olhar sobre a propriedade e comunidade também se ampliou: Neto e sua família se tornaram pioneiros na fundação de entidades cooperativas de agricultores da região, como a Associação de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos Oeste Verde, a feira agroecológica, o Fórum de Políticas Publicas. Por duas vezes, Neto também foi presidente da Associação comunitária.

Neto comemora a realidade em que vive, marcada por superações e compartilhamento de experiências: “A família aumentou: hoje temos dois netos, meu filho Allan se formou em técnico agropecuário e tem ajudado na área. Tenho recebido visitantes de todo o mundo para conhecer minha experiência. Acredito que assim tenho colaborado com o planeta e com uma sociedade melhor. Acredito no futuro, e contamos com a continuidade do trabalho da Diaconia na vida de outras famílias. Eu hoje sou um multiplicador desse conhecimento”, resume entusiasmado.
http://uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário