quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NOTÍCIAS

EMPARN fará hoje Dia de Campo em Apodi sobre oleaginosas


Com o objetivo de mostrar a viabilidade econômica do plantio de plantas oleagionosas, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), promove hoje um Dia de Campo, a partir das 8 horas, na Estação Experimental de Apodi, da EMPARN, no médio Oeste Potiguar. A atividade vai reunir pesquisadores, técnicos, entidades como a EMATER-RN, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca-RN (SAPE), Embrapa Algodão, de Campina Grande, a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA), Banco do Nordeste e pequenos e médios produtores rurais.

 Serão mostradas as experiências com o plantio de várias oleaginosas como o amendoim, girassol, mamona e, especialmente, o gergelim. O cultivo do gergelim é uma das  alternativas para o semiárido brasileiro, segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Helena Castro Arriel, que também estará em Apodi. Da EMPARN participarão como instrutores os pesquisadores Marcelo Abdon Lira, Aldo Arnaldo de Medeiros e Florisvaldo Xavier Guedes. Está sendo esperada também a participação de produtores de outras regiões do estado e representantes de instituições de outros estados.

As pesquisas desenvolvidas na Estação de Apodi com oleaginosas estão sendo feitas com irrigação. São experimentos consorciados ou solteiros, com adubação química, com adubação orgânica e sem adubação. O desenvolvimento de cada cultura é avaliado pelos pesquisadores para indicar as melhores técnicas aos produtores rurais.
Por Assessoria EMPARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário