terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DO CAMPO

Chuvas no semiárido devem ser dentro da ´normalidade´

       















É o que prevê o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) para o semiárido brasileiro

As chuvas do início do ano deixaram esperançosos os nordestinos, que sofrem com uma das piores secas da história. Preocupados com a situação estarrecedora, muitos aguardam, ansiosos, a previsão para a quadra chuvosa de 2014, que vai de fevereiro a maio. A perspectiva do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é animadora.


A previsão para o semiárido brasileiro entre os meses de janeiro e março indica maior probabilidade de ocorrência de chuva dentro da faixa do normal, considerando uma distribuição de probabilidade de 25%, 40% e 35% de ocorrência de precipitação nas categorias acima, normal e abaixo da normal climatológica, respectivamente. A previsão climática do Centro para o primeiro trimestre de 2014 também indicou um padrão de temperatura dentro da normal climatológica para todo o semiárido nordestino.

Os profetas da chuva também estão otimistas. Apesar de preverem que as chuvas deverão demorar a chegar no Interior, eles garantem que este ano haverá uma boa quadra chuvosa. No tradicional Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no último dia 11, em Quixadá, 14 dos 28 participantes, além de outros oito observadores, apontaram previsão favorável superior à 80%.

diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário