terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NOTÍCIAS DO CAMPO

ANA define regras de uso de águas no semiárido durante a seca


Para conviver melhor com os impactos gerados pela forte estiagem que o semiárido vem atravessando, a Agência Nacional de Águas adotou várias ações regulatórias emergenciais em 2013. Pelo menos a metade dos 504 reservatórios monitorados pela ANA no Nordeste chegou ao fim do ano com menos de 30% da capacidade de armazenamento. Com o objetivo de priorizar o abastecimento humano, conforme prevê a Lei 9.433/97, que criou a Política Nacional de Recursos Hídricos, foram estabelecidas regras de restrições de uso em alguns rios e açudes.

A Agência continua acompanhando os níveis dos rios e reservatórios e novas medidas podem ser anunciadas.


As ações de emergência podem variar da redução da vazão de defluência (saída) de água dos reservatórios até a fixação de dias alternados para captação de água em rios e açudes para atividades produtivas ou mesmo a suspensão temporária dos usos.

Ao final de dezembro do ano passado, 49 reservatórios e quatro rios – Piancó (PB); Piranhas-Açu (PB-RN); Verde Grande, e Pardo (MG) – estavam sendo monitorados diariamente pela ANA no semiárido. Dos 49 reservatórios, dois são responsáveis pela produção de energia: Sobradinho, no rio São Francisco; e Pedra, no rio das Contas, ambos na Bahia. Em abril, a ANA autorizou a redução da vazão mínima de defluência desses dois reservatórios do setor elétrico, de 1.300 m³/s para 1.100 m³/s em Sobradinho; e de 4 m³/s para 2m³/s em Pedra.
Jornal de Fato
gardeniaoliveira.blogspot.com.br
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário