segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

VEJA CORDEL

ÊXODO RURAL
Chego mais uma vez
Cheio de fé e de luz
Pra falar do meu sertão
Se me permitir Jesus
Quero falar de uma dor
Que só mesmo o Salvador
Por ela passou na cruz

É uma dor de abandono
É uma dor de desilusão
Dor que maltrata o sertanejo
Dor que maltrata nosso chão
É a temida seca tirana
Que de forma soberana
Maltrata nosso torrão

Como dizia Luiz Gonzaga
Cantando "A triste partida"
"Meu Deus, meu Deus
O que será da minha vida"
Pensando consigo
Diz ainda "isso é castigo
Como é dura a nossa lida"

Sem chuva na terra
Fica triste o agricultor
O resto da fé foge do peito
Que ele tem em nosso Senhor
Por não aguentar mais
Ver a morte dos animais
Na caatinga é grande o fedor

Sem ter o que fazer
Sem ter milho e feijão
Se desespera o sertanejo
Passando tanta precisão
E decide naquela hora
Que a família vai embora
Vão deixar o sertão

A partida é dolorosa
Do caboclo nordestino
Que nasceu nessa terra
E foi criado desde menino
Dentro da lama e do paul
Tendo que ir para o sul
Como um fiel peregrino

Não é de nosso costume
Ser um pau mandado
É duro de aguentar
Pelo sulista ser maltratado
Nós somos fortes e bravos
E viver como escravos
Não estamos destinados

Por isso meu padim
Peço agora sua atenção
Este locutor que vos fala
Mais conhecido por Jatão
Ama o nosso Nordeste
Espero que ninguém conteste
Respeitem minha opinião
E daqui do meu sertão
Só saio num caixão
Pois sou cabra da peste
Das corridas de mourão.


Texto: Jatão Vaqueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário