sexta-feira, 20 de junho de 2014

CULINÁRIA NORDESTINA

Pamonha salgada e vem recheada com linguiça e queijo coalho
A tradicional pamonha junina ganhou um sabor diferente na receita preparada por Maiane Araújo. O destaque é que ao invés de doce, ela é salgada. Ganhou logo o nome de 'Pamonha Nordestina' e é uma das concorrentes do Concurso de Culinária Junina da TV Grande Rio. Acompanhe o passo-a-passo:

Ingredientes da pamonha
- 25 espigas de milho verde debulhadas;
- 250 ml de banha de porco;
- 1 xícara de chá de leite;
- 1 cebola picada;
- cheiro verde a gosto

Ingredientes do recheio:
- 3kg de linguiça caseira pré-cozida e cortada em tiras;
- 2kg de queijo coalho cortado em tiras

Modo de preparo

Coloque um pouco de água para ferver e adicione as palhas de milho. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe as palhas de molho para amolecer.

Enquanto isso, bata no liquidificador o milho com o leite. Depois peneire até retirar todo o caldo. Em seguida misture a massa com a banha de porco bem quente e mexa. Em seguida acrescente os outros ingredientes. Misture tudo e reserve.

Vamos agora fazer os saquinhos das pamonhas. Retire as palhas da água e deixe em uma peneira para escorrer um pouco. Pegue uma palha dobre a parte mais larga, segurando com os dedos do meio, depois dobre a parte estreita e forme copinhos.

Coloque a massa da pamonha e o recheio. Escolha outra palha e coloque em volta do copinho. Dobre ao meio, como um envelope e amarre com um barbante ou até mesmo a própria palha do milho.

Coloque as pamonhas na água fervente e cubra com palhas de milho. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Em seguida retire as pamonhas da água e deixe escorrer. Prontinho, agora é só servir. Bom apetite!

Rendimento: 12 pamonhas

Tempo de preparo: 60 minutos
Do G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário