segunda-feira, 16 de junho de 2014

NOTÍCIAS

Governo e criadores divergem sobre os planos para o setor
O Rio Grande do Norte obteve a certificação como território livre da aftosa com vacinação, mas ainda não recuperou o rebanho perdido nos últimos anos. O Governo do Estado sustenta que montou o Comitê da Seca e que forneceu uma garantia mínima de sustentabilidade alimentar ao rebanho potiguar, através da distribuição de forragem e milho, e que mesmo com dificuldade, retomou os pagamentos do Programa do Leite, que chegaram a acumular atraso de quatro meses em 2013. Contudo, para representantes do setor, essas estratégias não foram suficientes.

A criação do Comitê da Seca foi apontada como a primeira estratégia do Governo do Estado para combater os problemas sofridos não só pela pecuária, mas também pela agricultura potiguar, segundo o secretário de Estado de Agricultura Pecuária e Pesca, Tarcísio Bezerra. “Através dele, implementamos o programa de Forragem, com distribuição de ração para o gado. Quase 90 toneladas de milho foram distribuídas”, explica.

Na opinião do presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcos Aurélio de Sá, embora o status de estado livre da aftosa seja uma vitória importante, as medidas adotadas pelo Governo do RN não surtiram efeito no sentido de reestruturar a pecuária do estado. “Não existe política nenhuma de recuperação do rebanho por parte do Governo do Estado”, afirma.
TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário