terça-feira, 3 de junho de 2014

NOTÍCIAS

Vacinação concluída
Terminou no último dia 31 a primeira etapa da campanha anual de vacinação obrigatória dos rebanhos bovino e bubalino do Rio Grande do Norte contra a febre aftosa. Após cumprir a exigência da vacinação, o criador é obrigado, até 15 de junho, fazer a comunicação do número de animais imunizados em cada propriedade aos escritórios do Idiarn ou da Emater, sob pena de multa e de impedimento de obtenção do GTAs (Guias de Transporte de Animais) quando necessitarem remanejar o gado.

DOENÇAS 
O comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manteve o status do Brasil de risco insignificante para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – doença neurodegenerativa que afeta o gado bovino. O Brasil detém o reconhecimento desde 2012. Obteve também o certificado de país livre da peste dos pequenos ruminantes (como ovinos e caprinos), doença que causa febre e diarreia. Nunca houve o registro da enfermidade no país.

Inverno
As pancadas de chuvas no litoral e agreste, conforme a previsão dos meteorologistas, estão se confirmando. Chuvas na média de 600 milímetros, para o período que vai até agosto, segundo a previsão da meteorologia.

Expoleilão
Pelo calendário de eventos agropecuários da Secretaria de Agricultura e Pecuária, no próximo fim de semana, de 5 a 7, acontecerá mais uma edição da Expoleilão (Festa da Vaca), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

LEILÃO 
No próximo sábado (7), será promovido o leilão de cavalos da raça Quarto de Milha, o Natal Quarter Horse, às 18h, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com 51 lotes com animais de alta linhagem. Além dos animais dos organizadores (haras Vertentes e Bom Pasto), outros 17 haras, da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e do RN estarão com animais no leilão. O criador Júnior Teixeira, diz que o haras Bom Pasto, que tem 36 anos de atuação, foi considerado o melhor criador do ano de 2013 pela Associação Brasileira de Quarto de Milha.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário