domingo, 3 de agosto de 2014

NOTÍCIAS DO CAMPO

Parceria da Prefeitura de Umarizal com criadores do município tem assegurado alimentação pro gado em período de estiagem
Uma parceria entre a Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Agricultura e criadores do município tem garantido, desde o ano passado, que o alimento dos animais principalmente do gado não venha a faltar com os longos períodos de estiagem que vem afetando a agricultura potiguar. É através da silagem que criadores e a prefeitura tem assegurado um alimento nutritivo para as rebanhos do município.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eliete Pili, a silagem é um método de conservação de forragem para alimentação animal. A matéria orgânica utilizada é em geral proveniente da colheita de plantações como o sorgo e o milho, os quais são cortadas em pequenos fragmentos e em seguida armazenados em silos verticais ou trincheiras revestidas com uma lona. “A silagem resultante desse processo é utilizado como alimento do gado, em particular nas épocas de escassez de alimento natural”, explicou.

Pili conta que ano passado, graças ao incentivo que o prefeito Mano vem dando ao homem do campo, foram feitas 270 toneladas de ração, o que garantiu alimento para o gado de diversos criadores na zona rural. “Esse ano a gente provavelmente vamos ultrapassar as 800 toneladas de ração armazenada. E isso só tem ajudado muito ao agricultor com seu rebanho tendo em vista essa estiagem que estamos enfrentado”, destacou.

O secretário reforça que criadores de quase todas as comunidades rurais do município vem fazendo a silagem. O trabalho teve início no final de maio e deverá seguir enquanto houver criadores interessados em fazer o armazenamento da ração. Toda semana estamos em uma comunidade diferente. A gente já fez na Água Branca, Cachoeira, Cacimba do Sitio, Veneza, Caiçara, Cajazeira, Canada e Caiçara de Baixo e vamos continuar, na semana que vem já tem silagem agendada para fazer”.

Para ser beneficiado e ter sua silagem garantida o agricultor ou criador deve procurar a prefeitura. “A prefeitura entra com o maquinário, o operador da máquina, a picadeira e o produtor ajuda no abastecimento da máquina. É uma parceria da prefeitura com o pequeno agricultor para garantir o alimento do animal”, completou Pili.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal
Edição: Leo Silva Fotos: Ricardo Pereira.






Nenhum comentário:

Postar um comentário