quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CURIOSIDADES

Quais são os resíduos que podem ser reaproveitados em uma fazenda?
(Foto: Ormuzd Alves/ Ed. Globo)
Quase tudo pode ser reaproveitado. Já existem sistemas avançados de transformação de resíduos em subprodutos valiosos: o bagaço da cana-de-açúcar é transformado em bioeletricidade (as usinas nacionais são autossuficientes em energia elétrica e muitas já comercializam o excedente); a vinhaça é usada como fertirrigador; os dejetos de animais se transformam em biogás; o lixo orgânico vira composto (adubo para hortaliças e frutas); couros e peles vão para indústrias de sapatos e roupas; restos de peixes e anfíbios viram ração animal. Palhas, de um modo geral, são aproveitadas para artesanato ou permanecem no campo, para cobertura de solo. Segundo o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), de Piracicaba (SP), 84 milhões de toneladas de palha ainda são deixadas nos canaviais. Elas teriam capacidade de gerar energia para 13 milhões de residências.

Vaca mais alta do mundo bate recorde e vai para o Guiness
boi_vaca_guiness_maior_do_mundo_recorde (Foto: Reprodução / Daily Mail)
Blossom seria mais uma vaquinha normal no rebanho da canadense Patty Hanson. Mas de vaquinha ela não tem nada: mede 1,93m e entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a vaca mais alta do mundo. As informações são do Daily Mail.

Da raça Holstein, a vaca sempre foi criada como um animal de estimação, ou seja, não irá para o abate. “Ela é o orgulho de nossa fazenda. Gosto de mostrá-la para meus convidados e ela adora cumprimentá-los”, comentou Patty. Com todo esse carisma, Blossom já tem até uma página no Facebook.
http://revistagloborural.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário