quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ALERTA

Vacinação antirrábica passa a ser obrigatória em municípios do Rio Grande do Norte
Para fortalecer ainda mais a vigilância e o controle da raiva no Rio Grande do Norte, a vacinação antirrábica em animais, herbívoros domésticos, passou a ser obrigatória, desde o dia 1º de dezembro, em 26 municípios do estado. A medida tomada vem atender a uma solicitação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental, ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN). Por meio da Portaria n°119, o IDIARN torna obrigatória a vacinação contra a raiva em bovinos, equinos, asininos, muares e outros animais domésticos de importância econômica, como caprinos, ovinos e suínos em municípios onde foi verificado um maior número de ocorrências de raiva nessas espécies. 
Os municípios que deverão vacinar seus animais são: São Paulo do Potengi, Barcelona, São Tomé, Santa Maria, Bom Jesus Senador, Rui Barbosa, Sítio Novo, Cerro-Corá, Acari, Cruzeta, Patu, Frutuoso Gomes, Rafael Godeiro, Lagoa de Velhos, São Pedro, Riachuelo, Ielmo Marinho, Eloi de Souza, Macaíba, Lages, Currais Novos, Carnaúba, Lucrécia, Antônio Martins, Almino Afonso e Caicó. 

De acordo com o documento, os produtores dos 26 municípios elencados pela portaria do IDIARN devem comprovar a vacinação antirrábica dos animais herbívoros doméstico, assim como da febre aftosa nos escritórios de atendimento à comunidade e unidades locais de saúde animal e vegetal do estado. A vacina é dada pelo próprio criador e comprovada seguindo o calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa.
Patu em Foco
http://gardeniaoliveira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário