quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CORDEL DE JATÃO

ALERTA A SOCIEDADE SOBRE A VIOLÊNCIA EM UMARIZAL
A meu padim ciço romão
Peço para meu quengo luz
A cristo que morreu na cruz
Um bocadinho de inspiração
Há! Falta ainda frei Damião
Que vai me dar a liberdade
De falar com claridade
De um assunto sem fim
"A violência de nossa cidade"
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Falar da violência geral
Que assola nosso Brasil
Matou! ninguém sabe, nem viu
Ta assim em nossa Umarizal
Se falar pode se dar mal
Gerando a impunidade
Em casa por trás das grade
Vive o povo desse confim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Assalto já não é mais
Novidade nessa cidade
Quando a noite já é tarde
Começam a dar gerais
Cabras se dizendo os tais
Como donos da verdade
Impulsionados pela vaidade
Roubam relógios e trancelim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Na minha antiga Gavião
Vejo morte com violência
Gente pedido clemência
Outros tendo convulsão
Meu Deus quanta confusão
Onde está a irmandade
Diga-me por caridade
Se isso tudo vai ter fim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

O submundo do crime
Vai imperando livremente
Isso acontece realmente
E nem um poder oprime
Continua o mesmo regime
Sem dó, sem piedade
No campo e na cidade
A violência não tem fim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Lares são destruídos
Famílias esfaceladas
Perdemos pessoas amadas
Tudo ao crime atribuídos
Nos sentimos possuídos
Pelo vilão da impunidade
Que impera na sociedade
Como rainha num cupim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Em toda nossa região
O tráfico corre solto
O bandido de hoje é afoito
Não tem medo da prisão
Nos blogs e televisão
Passa cabra atrás das grade
Porém, quando tem liberdade
Volta novamente a ser ruim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Neste mundo violento
Onde a paz se faz ausente
Mais sedo o adolescente
Faz da droga um intento
Se o pai for desatento
Perde o filho sem piedade
Que agora só tem vontade
De experimentar o matim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Ouve-se muito falar
De pessoas entendidas
Por já terem violência vividas
"Que um dia isso vai mudar"
Mais o que podemos esperar
Das leis da sociedade
Que costuma dar liberdade
A gente da índole ruim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Quero agora terminar
Com esse meu palavreado
Porém, certo de ter ajudado
Ao nosso povo acordar
Vamos todos unidos lutar
Por uma paz de verdade
Aqui em nossa comunidade
Que vive uma violência sem fim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
NOS PROTEJA DESSA MALDADE

Mais quero também falar
De meu amor por Umarizal
Terra de um povo cordial
Lugar bom de se morar
Se tem violência nesse lugar
Também há em outra cidade
Por isso sem falsidade
Digo a você meu padim
Só saiu daqui no meu fim
Oh! Arcanjo,oh! Querubim
EU AMO ESSA COMUNIDADE

TEXTO: JATÃO VAQUEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário