segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

INVERNO NO SERTÃO

Profetas Potiguares
As previsões meteorológicas para o inverno no Rio Grande do Norte não são elaborados apenas pela Emparn. Estiveram presentes no encontro de ontem dez dos chamados “profetas da chuva”: moradores do campo que, por meio de conhecimento sobre o ciclo de animais e plantas, conseguem estimar como será o inverno na região.

Agricultor no Sítio Parelhas, em Acari, Raimundo Alves, de 57 anos, prevê a chuva há 40 anos. “Naquela época era fácil profetizar, não tinha tanta mudança climática. Comecei a profetizar usando um pé de manga”, conta. “São 28 anos de acertos e 12 de erros, até porque errar é humano”, brinca o agricultor. Nos últimos quatro anos, porém, Alves acertou todos os prognósticos: inverno acima do normal em 2010 e 2011, com declínio nos últimos três anos.
Entretanto, Raimundo se diz otimista para 2015. De acordo com ele, mudança no ciclo das formigas e dos ratos trazem bons indicativos. “A formiga foge do ambiente onde ela acha que vai chover, transfere a família para uma nova casa. Já quando rato faz ninho em pé de cardeiro entre novembro e dezembro, pode plantar no seco”, prevê. “Estou muito otimista para 2015. Espero chuva acima do normal, com 600 milímetros.”
http://www.tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário