quarta-feira, 18 de março de 2015

ALERTA

Mordidas de gato podem ser fatais; e não é por causa da raiva
A raiva e a toxoplasmose são enfermidades conhecidas que podem ser transmitidas de gatos a humanos. Mas uma terceira merece atenção: a doença da mordida do gato. Causada pela bactéria Pasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos. 

Em casos extremos, ela pode ser fatal. Um estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, e publicado na edição de fevereiro do Journal of Hand Surgery (JHS), acompanhou 193 pacientes que chegaram ao pronto-socorro com mordidas de felinos entre 2009 e 2011. Trinta por cento deles foram hospitalizados e permaneceram no hospital por três dias. A outra parte foi tratada com antibióticos. No total, oito desses pacientes tiveram de passar por mais de uma cirurgia na mão. 
As complicações envolviam problemas de circulação e até perda parcial da mobilidade. A causa da maior parte das infecções foi a bactéria Pasteurella multocida, normalmente tratada com amoxicilina. "Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar tratamento", afirma Brian T. Carlsen, principal autor do estudo e cirurgião na Clínica Mayo.

 "A mordida de gato penetra facilmente na pele. As bactérias se multiplicam rapidamente e a cirurgia é normalmente necessária". As mordidas dos bichanos correspondem a cerca de 15% das tratadas em hospitais nos Estados Unidos - e elas carregam mais Pasteurella que a dos cachorros. A bactéria, que faz parte da flora presente na boca de cães e gatos em todo o mundo, não provoca nenhum tipo de doença para eles. E também não causam problemas quando entram em contato com a pele humana por meio das lambidas. 
Mas, se penetram no corpo humano - com mordidas ou, mais raramente, arranhaduras - podem causar infecções na pele, no tecido subcutâneo e até no músculo. Sem tratamento, pode levar a complicações como necrose da pele, osteomielite (infecção dos ossos), pneumonia ou até septicemia, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por infecção levando até a morte.
veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário