quinta-feira, 19 de março de 2015

CULTURA

Filme retrata vida de marisqueira do Porto do Mangue

Toda uma vida dentro do mangue. Essa é a história de dona Terezinha de Jesus, uma senhora de 82 anos, que passou a vida dela catando mariscos em Porto do Mangue. A mulher negra, viúva e mãe de 19 filhos é a protagonista do documentário: Mulheres da Lama, uma produção dos estudantes do curso de Licenciatura Educação do Campo, Francisco Bezerra e Chagas Santos, sob a coordenação do professor Luiz Gomes. O lançamento do filme aconteceu nessa terça-feira, 17, durante a realização do II Seminário Educação do Campo, promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Produzido de forma artesanal, o documentário com 30 minutos de duração, surgiu a partir da elaboração de um artigo científico. “Nesse trabalho não damos voz a D. Teresinha, mas ajudamos a gritar”, afirmou o professor da Ledoc, Luiz Gomes. Para o professor, o filme representa na sua simplicidade um rico material didático-pedagógico ao abordar questões como: etnia, gênero e a invisibilidade de pessoas mais simples não reconhecidas pela sociedade.

Para o professor Gomes, discutir educação do campo é extremamente importante no atual momento em que o governo busca alternativas para a consolidação das ações afirmativas. “Precisamos unir forças e encarar o curso com toda seriedade, pois não sei se a universidade abre as portas para as minorias ou se estamos forçando a nossa entrada”, disse, se referindo as ações afirmativas que têm garantido o acesso e a permanência das minorias na universidade. “O curso Educação do Campo traz o comprometimento com a luta dos oprimidos”, reforçou Luiz Gomes.
www.icemcaraubas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário