quarta-feira, 25 de março de 2015

NOTÍCIAS

Governo promete atender pleitos dos agricultores
Image result for semiárido em períodos de inverno ou de seca
A criação de um grupo de trabalho para tratar da questão do semiárido em períodos de inverno ou de seca foi a primeira demanda acordada entre o Governo do Estado e os agricultores familiares, que foram recebidos semana passada, pelo governador Robinson Faria. Na manhã de terça-feira (17), ocorreu a primeira reunião para análise das demandas dos trabalhadores rurais com representantes das secretarias que executam ações destinadas ao setor rural.

Chuva provoca estragos em Angicos
Base da ponte sobre o rio Caatinguinha foi danificada
Município situado na região Central onde, historicamente, menos chove no Rio Grande do Norte, Angicos registrou o maior índice pluviométrico do fim de semana – 237,8 milímetros, o que provocou estragos num trecho da rodovia estadual RN-263, que liga Angicos a Afonso Bezerra e no acesso da cidade ao campus da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).

Até o Dia de São José (quinta-feira, 19), o acumulado de chuvas deste ano em Angicos era de 69,7 mm, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mas somente com a chuvas do fim de semana, o acumulado de 2015 ficou em 307,5 mm, equiparando-se, praticamente, ao menor volume anual registrado nos últimos três anos de estiagem, pois em 2012, choveu 294,2 mm.

RN recebeu mais de sete mil cisternas para produção nos últimos quatro anos
Programa Água para Todos construiu, nos últimos quatro anos, 
7.535 cisternas voltadas para plantação e criação de animais no RN
Nos últimos quatro anos, mais de sete mil agricultores do semiárido potiguar receberam reservatórios de água para plantar e criar animais, por meio do Programa Água para Todos, do governo federal. Os números, apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mostram que, no Rio Grande do Norte, foram construídas outras 30.134 cisternas voltadas para o consumo humano, neste mesmo período.

De 2003 a 2010, apenas 717 unidades que captam água da chuva para plantação e criação de animais foram entregues pelo Programa no estado. Esse número foi ampliado em mais de 10 vezes nos período de 2011 a janeiro deste ano, atingindo a marca de 7.535 cisternas contruídas para essa finalidade. Quanto às cisternas voltadas para o consumo humano, foram feitas 33.645 de 2003 a 2011, totalizando 63.779 entre 2003 e janeiro de 2015.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário