segunda-feira, 15 de junho de 2015

Estiagem...

Ministro da Integração pede agilidade de Municípios ao informarem problemas com a seca!
Municípios que passam por dificuldades decorrentes da seca devem informar o mais rápido possível o governo federal para dar andamento ao reconhecimento. O pedido foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante participação na comissão externa da Câmara dos Deputados sobre a crise hídrica no semiárido nordestino.

Occhi confirmou que a seca deixa, neste momento, 62% dos Municípios do Nordeste em Situação de Emergência. Ao todo, 850 prefeituras, de um total de 1,4 mil em todo o Nordeste, precisam de ajuda financeira da União para enfrentar o problema climático.

O ministro ressaltou que não é apenas o Ministério da Integração Nacional responsável por ajudar os Municípios nesta situação crítica. Segundo ele, os gestores podem e devem procurar também “a renegociação de dívidas de famílias e empresários com bancos, a antecipação do pagamento da aposentadoria e do Bolsa Família e saque do FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço].” Para isso é preciso apenas comprovar os prejuízos com a seca.

Grave seca
Image result for problema climático. no rn
Diagnóstico do Ministério da Integração indica agravamento da estiagem no semiárido. Nos últimos quatro anos, os reservatórios de água do Nordeste recuaram de 60% para 25%. No Ceará, as reservas caíram de 65% para 19%; na Paraíba, de 57% para 20%; em Pernambuco, de 43% para 13%; no Piauí de 63% para 42% e no Rio Grande do Norte, a queda foi de 67% para 27%. A única exceção é a Bahia que saiu de 37% de reservas para os atuais 51%, no período de 2012 a 2015.
Agência CNM, com informações da Agência Câmara
http://muralderiachodacruz.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário