quinta-feira, 16 de julho de 2015

A VERDADE DOS FESTEJOS

Forrozeiros em apuros ou a região que se auto esquece
No último São João, em meios aos festejos, A cantora paraibana Elba Ramalho deu uma entrevista na qual expôs seu ponto de vista que é o meu, desde que me entendo por gente. Disse ela que é de acordo que se contratem para animar as festas juninas apenas artistas de forró, uma vez que a festa de rodeios em Barretos, São Paulo, não contrata nenhum forrozeiro, mas o pessoal do segmento deles. Um outro artista, esse baiano, Jota Sobrinho, tem uma situação bem mais delicada, como ele não é conhecido na mesma proporção que Elba, o que não signifique que seja menos importante ou talentoso, os contratos para essa faixa de artistas escasseiam muito; geralmente só são lembrados no mês de junho e, mesmo assim, nos dias periféricos, não nos dias centrais dos festejos, 23 e 24, por exemplo. Outra questão que ele levanta e o cinismo de estados e prefeituras, que completam a má obra, dando calote em vários níveis.
Image result for trio de forró desenho
Poderíamos enumerar os problemas que os artistas que não tem expressão nacional enfrentam nos seguintes termos: os administradores públicos põem dificuldades para contratá-los; quando os contratam é por preço muito inferior; sempre como atração secundária ou terciária; leva-se muito tempo para pagar o cachê, às vezes, seis meses e mais; e não raro é calote completo, num bom português, dão bolo e não pagam mesmo.
Image result for trio de forró desenho
Assim, vemos nos festejos de São João, por todo o Nordeste, na grade da programação, dita cultural, a presença de todo tipo de artistas menos nordestinos (aliás, o Brasil atualmente está cheio de “artistas”, mas poucos cantores). Esse ano, por exemplo, o São João de Caruaru tinha contratado Cristiano Araújo; o quê é que tem a ver uma coisa com outra? Mesmo que ele tivesse muitos fãs ali, contratassem-no em outra data. Há alguns anos a mesma cidade havia contratado para o São João artistas como Fábio Jr., Ed Mota e Zé Ramalho, este último, apesar de ser nordestino, um excelente cantor e ter discos de forró gravados, não é uma boa pedida para o São João, porquanto essa não é a tônica de sua carreira.
http://diariopb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário