terça-feira, 7 de julho de 2015

IMPASSE!!

Proibição de Vaquejada e Rodeio será votada nesta quarta-feira
O projeto de lei 2086/2011 que pretende proibir as provas que envolvem perseguições, laçadas e derrubadas de animais voltou a analise da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados na última quarta, 1. A votação está prevista para esta quarta, 09. No Distrito Federal deputados aprovam a vaquejada como modalidade esportiva.

A proposta em discussão na Câmara dos Deputados teve pedido de vista concedido a dois deputados na semana passada e, após cumprir prazo regimental, estava pronta para ser votada. No entanto, o relato, Deputado Afonso Hamm (PP/RS) retirou o texto de pauta em função da convocação do texto no Congresso Nacional para apreciação de vetos presidenciais em mesmo horário da reunião do colegiado. A expectativa é que a proposição que proíbe a Vaquejada, o Rodeio e outras modalidades em todo o país seja votada no dia 08 de julho.
No Distrito Federal, a Câmara Legislativa aprovou na última terça, 30 de junho, um projeto de lei que transforma a vaquejada em modalidade esportiva. Em fevereiro deste ano, uma tradicional prova na cidade de Planaltina foi suspensa por liminar do Tribunal de Justiça a pedido de uma organização de proteção aos animais. Na decisão, o juiz alegava que não podia comprovar os maus-tratos durante o evento, mas resolveu suspendê-lo por prevenção. O deputado distrital Juazerão (PRTB) se baseou neste fato para criar a proposta, que ainda carece de sanção do Governador, rodrigo Rollemberg (PSB).

O PLC 1767-2015, em tramitação, proposto pelo deputado Capitão Augusto do PR, determinará que o Rodeio e suas atividades relacionadas serão consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil. Em enquete no endereço http://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-1767-2015 55% votam contra a aprovação do projeto de lei.

Reprodução Textual/Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário