terça-feira, 7 de julho de 2015

NOTÍCIAS

RN busca recursos para forragem
Governo do Estado quer começar a distribuição da forragem para o gado a partir de agosto
O Governo do Estado solicitou ao Ministério da Integração R$ 15 milhões em recursos para a distribuição de forragem e torta para o gado potiguar. Com a perspectiva de nova frustração da safra do ano, restrições à irrigação e possibilidades de mais um ano de seca em 2016, a distribuição é um “socorro” necessário aos agropecuaristas, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca. A solicitação foi feita ao ministério na última sexta-feira (26) e ainda não passou por análise, mas a necessidade, segundo o Estado, é de que a forragem entre em circulação a partir de agosto.

Efeitos da seca
Image result for EFEITOS DA SECA
Na próxima semana, a Assembleia Legislativa vai iniciar as articulações com o Governo do Estado. A intenção é definir ações de socorro imediato para as áreas localizadas na zona rural mais atingidas pela seca. "Vamos exercer nosso papel fiscalizador, coletar dados, unir agendas, acertar pleitos regionalmente e cobrar obras estruturantes na região", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza. O Rio Grande do Norte está há mais de quatro anos em uma estiagem. Ezequiel Ferreira afirma que isso implica não só em dificuldades de abastecimento de água, que atingem a maioria dos municípios, mas também provoca uma grave crise na produção agrícola e pecuária do Estado. “É uma estiagem que já ultrapassa os 1.500 dias. A Assembleia mobiliza a classe política, as lideranças e a população em busca de ações para enfrentar essa situação", afirma Ezequiel Ferreira de Souza.

Exportações terão estímulo
A fruticultura, que lidera a pauta de exportações, será um dos setores-chave em encontro
Com o cenário econômico nacional apresentando retração uma alternativa para os pequenos negócios brasileiros é estreitar relações com o mercado internacional e aproveitar a variação cambial para faturar. A análise é do Sebrae RN e para promover esse intercâmbio comercial, a entidade e a Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern) lançaram na terça-feira (30), a 18ª edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE).

A fruticultura é um dos setores considerados prioritários, de acordo com o Sebrae. “Consolidada principalmente na região Oeste do estado, a atividade lidera a pauta de exportação potiguar e deve ampliar mercado com a aproximação com grupos estrangeiros”, diz a entidade.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário