segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Reuso da Água

Projeto de Santana do Seridó é destaque em reuso da água
O município Santana do Seridó não poupou criatividade para sobreviver à seca. Em entrevista à Agência Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito Adriano Gomes explicou como funciona sobre o Projeto Palmas para Santana e explica como tem conseguido superar as adversidades típicas da região. A iniciativa pode servir de inspiração para outros gestores que enfrentam o mesmo problema.

Com pouco mais de 2,7 mil habitantes, a região enfrenta constantemente a seca, característica do Nordeste brasileiro. Porém, a escassez de água não era o único obstáculo. Também preocupava a questão ambiental, por causa do despejo do esgotamento sanitário no rio local, com sérios riscos de contaminação do lençol freático.
Gomes conta que a ideia do projeto Palmas para Santana veio a partir desse cenário, aparentemente sem solução. “A gente ia perfurar poço, não dava certo. A água era salobra. Foi quando a gente percebeu nas estações de tratamento de esgoto a solução para resolver parte dos nossos problemas”, revela.

Idealizado pela própria prefeitura, o projeto transforma os 258 mil litros de esgoto gerado pela população de Santana do Seridó em água limpa. Essa água é utilizada na irrigação de um banco de forragem, composto por plantas nativas. “Decidimos fazer o plantio da palma forrageira, que é uma espécie nativa de regiões semiáridas”, justifica o prefeito.
http://tenentelaurentinoagora.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário