segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O PAÍS DAS FALCATRUAS

RN tem 1.591 benefícios ilegais na reforma agrária
O Rio Grande do Norte tem 1.591 registros irregulares de lotes da reforma agrária. O número é resultado de uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) que fez um “pente fino” de novembro de 1983 até maio de 2014. Nesse período, foram assentadas 20.211 famílias no Rio Grande do Norte. Na outra ponta do problema estão aqueles que realmente se encaixam no perfil esperando indefinidamente pela melhor redistribuição desse patrimônio de todos os brasileiros. Segundo o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cerca de 3,5 mil famílias estão na fila.
Na outra ponta do problema estão as pessoas que realmente se encaixam no perfil e continuam esperando indefinidamente por um pedaço de terra para produzir. No RN, fila tem 3,5 mil famílias

Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) contrariou vários critérios do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA): beneficiou servidores públicos, empresários, políticos, pessoas renda acima de três salários mínimos, com deficiência física, aposentados por invalidez e até mortos. No Rio Grande do Norte, duas pessoas foram beneficiadas com pedaço de chão depois da morte. José Gomes da Silva nasceu em 1945 e morreu em novembro de 1998. Como que por um milagre, José foi assentado pelo governo Federal em abril de 1999. Situação semelhante se repetiu com Arivaldo Silva. Ele morreu aos 35 anos em 2002 conforme levantamento da CGU. Mas só em 2004 recebeu um lote de terra no projeto de assentamento Maisa.

Números
1.591 benefícios irregulares
142 suspensões de registros de terra
50% das suspensões não tiveram final depois de decorridos seis anos
3 vereadores do RN estão na lista de irregularidades da CGU.


*Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário