terça-feira, 31 de maio de 2016

CURIOSIDADES!

Espécie rara de ave, desaparecida há 75 anos, é reencontrada no Cerrado
Espécie já era considerada extinta. Foto: 
Rafael Bessa/SAVE Brasil/Reprodução
A rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), ave rara que era considerada extinta por especialistas, foi reencontrada no Cerrado de Minas Gerais por um grupo de pesquisadores. O pássaro, observado poucas vezes na natureza, havia sido registrado pela última vez em 1941, segundo informa o jornal O Estado de S.Paulo.

A redescoberta foi anunciada no último sábado por pesquisadores do Observatório de Aves do Instituto Butantan e da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).
Resultado de imagem para Após 75 anos desaparecida, espécie de ave rara é redescoberta no Brasil
O grupo de cientistas identificou, até o momento, 12 aves da espécie. Para os pesquisadores, devido à raridade da rolinha-do-planalto, a descoberta é uma prova da importância do licenciamento ambiental. A obrigatoriedade está sendo derrubada por um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que tramita no Senado.

Características
Resultado de imagem para Após 75 anos desaparecida, espécie de ave rara é redescoberta no Brasil
A rolinha-do-planalto, espécie exclusivamente brasileira, é caracterizada por olhos azuis claros e manchas azuis escuras nas asas. A plumagem do corpo é castanho-avermelhada.

A espécie, segundo registros, foi descoberta em 1823, mas só foi vista de novo em 1904. Por fim, só em 1941. A partir de então, por sua raridade, era considerada extinta.
www.diariodepernambuco.com.br
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário