terça-feira, 11 de outubro de 2016

VACINAÇÃO

Campanha de Vacinação Antirrábica é prorrogada no Rio Grande do Norte.
Gatos também devem ser imunizados 
(Foto: Andre Borges/Agência Brasília)
Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos do Rio Grande do Norte foi prorrogada até o dia 28 deste mês. O prazo seria finalizado nesta segunda, dia 10, mas foi estendido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que quer assegurar a quebra da cadeia epidemiológica da doença em território potiguar.

Segundo a Sesap, o último caso de raiva humana no RN ocorreu em 2010, mas há, em média anual, 27 casos de raiva animal diagnosticados laboratorialmente. Só em 2015, ainda de acordo com a secretaria, 39 animais foram diagnosticados com raiva, sendo cinco deles cães. O registo foi o maior dos últimos cinco anos e a variante viral identificada em quatro desses cães foi proveniente de raposas. Neste ano, 11 morcegos foram indicados positivos.

Segundo o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde (2016), a vacina antirrábica animal é uma das ferramentas do Programa Nacional de Vigilância e Controle da Raiva no Brasil. A vacina é a única normatizada para uso no serviço público e a adesão à campanha é incentivar a prevenção da raiva em cães e gatos, principais transmissores dessa doença aos seres humanos.

Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário